Expressando Cidades

“Somos pequenos, mesmo olhando de cima”.
“Incômodo, que, por educação, não fazemos barulho”.
“Liberdade? Ou só outras formas de grade?”
(trechos do texto Expressando Cidades)

Expressando Cidades é um projeto artístico composto por uma oficina, um objeto escultórico – interativo – e uma performance. A performance foi concebida a partir da captura dos relatos escritos e desenhados das pessoas que fizeram a oficina Roteiro de Sensibilização Urbana, na qual elas são conduzidas pela cidade com práticas de consciência e percepção corporal.

Estes relatos foram traduzidos pela artista em forma de textos, movimentos e sons, que, por sua vez, foram levados para o objeto escultórico – uma base sonora – sobre a qual a artista escreve e se movimenta, produzindo também uma grafia sonora.

Expressando Cidades quer traduzir a inquietante relação do habitante, do eu, com o complexo de estímulos que formam a cidade; quer expressar em movimento e som o que separa o silêncio e a solidão do eu, do caos e multiplicidade da cidade; quer expressar como a cidade repercute em nossos corpos, que sentimentos ela provoca e como traduzimos e digerimos esse complexo de estímulos e emoções. A cidade que conecta, também é aquela que isola, a cidade que ruge também é aquela que faz sentir o duro silêncio de estar só.

Expressando Cidades conecta as expressões de corpos que, por algum momento, se sensibilizaram pela cidade, com a cidade, e expressaram o que ela grita, mesmo em aparente silêncio.

Performances e exposição:
Ocupação LAVRA 2020, com a obra “Cidades Expressas” (2020 – CMAHO-RJ)
Ocupação LAVRA 2019 (2019 – Praça Tiradentes-RJ)
Mostra Angel Vianna (2018 – CCo-RJ)

Ficha Técnica:
Criação e realização: Violeta Vilas Boas
Direção de movimento aéreo: Adelly Costantini
Orientação de movimento chão: Jamil Cardoso e Toni Rodrigues
Criação sonora: Negalê Jones e  Violeta Vilas Boas
Fotos: Gabriel Vieira
×

Olá! Envie sua mensagem e responderemos o mais breve possível.
contato@violetavilasboas.com

× Posso te ajudar?